ATIVIDADES & EVENTOS
INSTITUCIONAL
1º FEST ENCONTRO - ENCONTRO DE VETERANOS
DA POLÍCIA DO EXÉRCITO E 4ª CIA DE GUARDAS

A AVPEBA realizou o 1º FEST ENCONTRO. O evento ocorreu no dia 13/07/2019, no Clube Cabana do Bogary, e contou com o sorteios de brindes, brincadeiras e muita diversão, além de muita alegria e conversas que relembraram os “tempos de farda” de muitos veteranos.

O encontrou foi prestigiado por mais de 100 veteranos e amigos da Polícia do Exército, assim como associações da região, como a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais - AVCFN, que também apoiou a iniciativa. 

FLAY.jpg
VISITA AO COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA
MILITAR DO ESTADO BAHIA

Na tarde do dia 18/07/2019 (quinta feira), a Diretoria da AVPE-BA, visitou o Comando Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia. No encontro com o Coronel PM ANSELMO ALVES BRANDÃO – Comandante Geral da PMBA, estavam presentes: Antonio Nazaré – Presidente da AVPE-BA, Jorge Salles - Secretário Geral, Josué Ferreira - Relações Públicas, Adonias Santos - Coordenador de Assistência Social e o Maj. PM José Caetano – Associado Amigo da AVPE-BA , na oportunidade o Secretário Geral da AVPE-BA, passou às mãos do Comandante Geral, o Livro Histórico da Associação e o Presidente, o presenteou, com um Boné da AVPE-BA. No encontro as instituições se colocaram à disposição para possíveis parcerias para desenvolvimento e execução de projetos sociais. A Diretoria também visitou as dependências do Quartel dos Aflitos é um patrimônio histórico do final do século 17, que sofreu alterações em sua fachada, ganhando elementos neogóticos e hoje abriga o Comando Geral e o Serviço de Inteligência da Polícia Militar da Bahia, acompanhado por um Oficial PM que fez um breve relato da história das instalações.

AVPEBA DESFILA PELA PRIMEIRA VEZ
NO 7 DE SETEMBRO

É a primeira vez que AVPEBA participa do 7 de Setembro. Representar nossa Pátria foi uma experiência única, sentir a vibração do público, dá para perceber o espírito nacionalista.

AVPEBA PARTICIPA DO 5º ENVEPE - ENCONTRO
NACIONAL DE VETERANOS PE DO BRASIL

Em 21 de setembro de 2019, a AVPEBA participa do 5º ENVEPE - Encontro Nacional de Veteranos PE do Brasil, nas dependências do 2º Batalhão de Polícia do Exército na cidade de Osasco/SP.  O 5º ENVEPE, realizado pela SOAPE, contou com vários veteranos de São Paulo e comitivas de vários estados do Brasil, que fizeram do evento um momento de grande confraternização entre “velhos camaradas” que serviram em diversas unidades PE, em incorporações distintas, mas que todos possuem o espírito PE em seu interior.

AVPEBA PARTICIPA DA CERIMONIA DE POSSE DA ASSOCIAÇÃO
DE VETERANOS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

Visita ao Grupamento de Fuzileiros Navais, para cerimônia de posse dos novos gestores da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais Bahia.

AVPEBA PARTICIPA DA SOLENIDADE DE ENTREGA DA BOINA
AO EFETIVO VARIÁVEL DA INCORPORAÇÃO 2019/2020.

A solenidade foi presidida pelo Tenente-Coronel Alexandre Castilho Bitencourt da Silva Hélio Dias de Araújo, Comandante do 6º BPE, e contou com a expressiva participação de familiares e amigos dos militares, que se emocionaram com a conquista alcançada pelos nossos soldados.

Tradicionalmente, a entrega da boina no Exército Brasileiro materializa a conclusão do período básico da formação do militar, quando ele está apto a compor frações de combate, após ter superado difíceis semanas de treinamento e o exercício de longa duração.

Receber a boina é o reconhecimento à austeridade, à dedicação e à vibração dos recrutas, demonstradas ao superarem as dificuldades das instruções e provarem ter a força de vontade, a rusticidade e o preparo físico necessários para serem verdadeiros combatentes. Simbolicamente a boina representa o verdadeiro "batismo" de um militar, quando o civil de antes agora é reconhecido como combatente básico do Exército Brasileiro.

AVPEBA FAZ DOAÇÃO DE 200 EXEMPLARES DO
NANUAL DO RECRUTA PE.

O manual serve como porta de entrada para que os novos soldados possam conhecer um pouco mais sobre o nosso aquartelamento, capacidades e os desafios, que a vida da caserna irá proporcioná-los.
Trabalhando na segurança de instalações militares, no controle de trânsito, na escolta de comboios e de autoridades, na custódia de presos à disposição da justiça e na realização de perícias, na coordenação da segurança de área em atividades que contem com a presença do Presidente da República ou do Vice-Presidente da República, na condução de atividades de instrução, no emprego de cães de guerra e na assistência veterinária, bem como no emprego em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e de Garantia da Votação e Apuração (GVA), nossos soldados agem com acentuado profissionalismo e dedicação, orgulhando-se por envergar em seus ombros o braçal PE.

f77bb92d-07bc-400d-a165-9e1a8f6b1a45.jpg
390bac5f-da8f-4ea4-9f4a-b6cc691e6db7 (1).jpg
PARTICIPAÇÃO DA AVPEBA NA FORMATURA DE INCORPORAÇÃO
DOS RECRUTAS DE 2020 DO 6º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO.

No dia 03 de agosto de 2020, o 6º Batalhão de Polícia do Exército (6BPE) realizou a Formatura de Incorporação de 200 jovens.

A incorporação é o ato de inclusão do conscrito em uma Organização Militar (OM) das Forças Armadas, onde nos primeiros dias o recruta passa a se familiarizar com a rotina e com as atividades militares, adquirindo noções de hierarquia, disciplina e civismo, além de começar a desenvolver um sadio espírito de camaradagem, fundamental para o trabalho em equipe, típico da convivência dentro dos quartéis. A solenidade foi presidida online via Instagram pelo Comandante do 6º Batalhão de Polícia do Exército (6BPE), aos  famíliares e amigos dos futuros soldados PE.

 

92253490-482c-4d77-a712-e3117e04a8b8.jpg
AVPEBA REALIZA O 6º ENCONTRO NACIONAL DE VETERANOS DA POLÍCIA DO EXÉRCITO

A AVPEBA, com apoio do 6º Batalhão de Polícia do Exercito, sediou nos dias 12  e 13 de novembro de 2021, o  6º Encontro Nacional de Veteranos da Polícia do Exército, nas dependências do batalhão, localizado na Av. Governador Luís Viana Filho, 305-571 - Imbuí, Salvador - BA.

O evento contou com a presença de vários veteranos da Bahia e de todos estados do Brasil, fazendo do evento o reencontro entre velhos "irmãos de fardas" que serviram em diversas unidades PE, 4ª CIA de GUARDAS e demais incorporações, mas que possuem o espírito da irmandade verde oliva.

 

SETEMBRO AMARELO.png
REPRESENTANTES DA AVPEBA SÃO HOMENAGEADOS DURANTE CERIMONIA
DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE VETERANOS DA POLÍCIA DO EXÉRCITO

 

ad8af5ac-c450-4355-b2f5-5cccc2171122.jpg
O presidente da AVPEBA Sr.António Nazaré da Silva e o vice presidente  Sr. Salomão foram condecorados com a medalha Capitão Sabino. 
A solenidade foi extendida com a autorga do Diploma Amigo do 6ºBPE, aos diretores:
Sr, Josué Ferreira da Silva (Relações Públicas
Sr. Gilmar Magalhães Lima (Diretor de Marketing & Projetos)
Sr. Moisés Silva Lisboa (Diretor de esporte
e5bb45a3-2148-42c1-b818-874fa6014120.jpg
Sem título-2.png
AVPEBA e ARCA CONSOLIDAM PARCERIA
EM PROJETO SÓCIOAMBIENTAL PARA O 6ºBPE

 

No dia 03/12/2021, o presidente da ARCA - Associação de Reflorestamento, Conservação e Combate a Crimes Ambientais, Sr. Gilmar Magalhães Lima (ambientalista) e também Diretor de Projetos da AVPEBA, concedeu os diplomas de Amigo do Meio Ambiente ao Sr. Coronel Alexandre Castilho Bittencourt da Silva – Comandante do 6º Batalhão de Policia do Exército, Tenente-Coronel Marcos António Stopa e ao Tenente Fernando Brasiel Sampaio, por relevantes serviços prestados na conservação, defesa e desenvolvimento sustentável na cidade de Salvador-Ba, bem como, na preservação de toda biodiversidade do 6º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO.

A ARCA em parceria com a Battre S.A fez a doação de 500 mudas de árvores nativas ao 6º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO. Dentre as espécies de árvores plantadas, destacam-se: mudas de paineira, amescla, cordyline, clúsia, ipê-rosa, ipê-amarelo, palmeira-areca e barbatimão.

O projeto está em andamento, e a ARCA juntamente com a AVPEBA pretende em 2022 juntar esforços para triplicar as doações. Com isso já somamos 900 mudas de arvores nativas plandas na ´´area do 6º BPE.

AVPEBA PARTICIPA DA CONCLUSÃO DO ESTÁGIO

DE MOTOCICLISTA MILITAR E BATEDOR NO 6BPE

No ultimo dia 31/03/2022, a diretoria da AVPEBA participou da conclusão do Estágio de Motociclista Militar e Batedor 2022/1 do Tenente-Coronel Marcos Soares, o Tenente-Coronel Marcelo e o Major Rodrigues, respectivamente, Comandante, Subcomandante e Oficial de Operações.
A cerimônia de encerramento contou com a presença das familiares dos estagiários concludentes do estágio, além do Capitão Guerreiro, Comandante da Companhia de Comando da 6a Região Militar.

No encerramento, o Tenente-Coronel Silva Macedo, Fiscal Administrativo do Batalhão Capitão Sabino, enalteceu a conquista dos estagiários, ressaltando a importância dos Batedores e Motociclistas Militares pela coragem, arrojo e audácia, atributos fundamentais para o cumprimento das missões de escolta.

Fonte: https://www.instagram.com/p/Cb2VBBILrpM/

588f3541-3ed0-49c5-a0da-6552f08f1352.jpg